A importância da agenda escolar


Qual é a importância da agenda escolar, principalmente na educação infantil?

Esse é o tema do nosso texto de hoje, aqui no blog do CELS.

Cuidados com a agenda escolar na educação infantil.

A importância da agenda escolar na educação infantil.

O trabalho com crianças pequenas requer muita atenção e dedicação. Na maioria das vezes, temos em uma turma da educação infantil de 10 a 25 crianças por sala. Isso, nos impossibilita de dar recados e relatar o dia a dia para as famílias. Até mesmo porque nem sempre são os pais que os trazem para a sala.

Sendo assim, a agenda, diário ou caderno de recados é uma ferramenta indispensável para nossa rotina diária.

A importância da agenda em cada idade

Dos 04 aos 18 meses, a agenda é o maior meio de comunicação e registro diário do bebê. Assim, os pais, mesmo longe, podem acompanhar como foi a rotina diária da criança.

A partir de um ano e meio, já podemos dispensar os relatórios diários. Nessa fase as crianças já estão andando e começando a falar, assim o relato passa a ser semanal ou quando necessário. Acima dos dois anos, esse relatório pode ser quinzenal e em casos específicos (febre, roupas, lanche, etc.).

Manter a agenda em dia

Não podemos nos esquecer, que indiferentemente da idade, faz-se necessário estarmos sempre com a agenda em dia. Deve ser a primeira atividade do dia, conferir e assinar, pois parte da competência profissional de um professor é avaliada por meio da agenda.

Por parte da escola, precisa sempre de letra legível, sem rasuras ou erros de grafia, além do cuidado com o vocabulário. Esses são os critérios mínimos para o uso devido da agenda escolar.

Em relação aos bilhetes, o ideal é tê-los impresso, prontos para colagem, deixando a agenda mais “limpa”. O trabalho fica mais rápido, além de permitir a participação da criança no processo.

Em contrapartida, podemos afirmar que as famílias participativas e preocupadas com o desenvolvimento da criança, também terão o compromisso e atenção com a agenda diariamente.

Imagina se você professora e/ou vocês pais recebessem mensalmente anotações sobre o desenvolvimento da criança ou do professor, elogios, críticas construtivas ou apenas um obrigado. Não seria bom?

“A agenda escolar é a presença da escola na família da criança, assim como a família da criança dentro da escola.”

Saiba mais sobre o Centro Educacional Lívia Salgado e visite a nossa página no Facebook.

 

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

1 comentário em “A importância da agenda escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *