Alfabetização nos dias atuais


Sabemos que a alfabetização é para os anos iniciais do ensino fundamental, mas…

O que podemos dizer sobre a alfabetização nos dias atuais, onde nossas crianças bem pequenas já reconhecem número e letras do mundo letrado em que vivemos?

Sabemos que a alfabetização é para os anos iniciais do ensino fundamental – segundo as leis regentes – mas por outro lado, as crianças têm curiosidades e acabam por aprender brincando e, quando nos damos conta, elas estão “enxergando” as palavras, como no livro da Ruth Rocha “O menino que aprendeu a ver”.

Você já deve ter passado pela situação no supermercado do seu filho dizer: “Mãe, Pai, quero …” o nome que ele fala é a o que chamamos de leitura visual. Os rótulo e marcas que os cercam no dia a dia é uma das primeiras formas de identificação das palavras. Quanto mais incentivamos o hábito de ler e reconhecer palavras, sons, texturas e imagens, mais cedo as crianças desenvolvem a habilidade da leitura.

No CELS uma das atividades com as crianças do 1º período é o painel de rótulos. Os principais temas são higiene e alimentação. Ao incentivarmos eles a falar o nome dos rótulos, também temos a possibilidade de conhecer um pouco dos hábitos dos pequenos e eles compartilharem uns com os outros o que mais gostam.

Mas vale o lembrete: cada criança tem suas peculiaridades e seu tempo, sendo assim, cabe às famílias e aos educadores a estimulação e a participação na vida escolar, buscando incentivar a leitura. É na escola que eles aprendem, mas é em casa que eles são incentivados a colocar em prática os ensinamentos aprendidos.

Seu filho ainda não sabe ler as letras? Mesmo assim, deve ter contato com livros, pois desde bebês já sabem ler as figuras, sentir as texturas, ouvir os sons. Como eles sabem a diferença de um cachorro e um gato? Observando as imagens e ouvindo atentamente como os adultos chamam. É por este motivo que devemos sempre falar com as crianças as palavras de forma corretas, não infantilizando (gaga, Dedé…) mingau, mamadeira, pois estamos formando seu vocabulário. Tenha o hábito de pegar e falar o nome, assim também é uma forma de amplia a cada dia um pouco mais o vocabulário dos pequenos.

E quando já estão começando a ler é muito satisfatório para a criança, a inversão dos papéis, onde mesmo ainda silabando, fica orgulhosa em ler para seus pais. Aqui no CELS, nós sentimos muito orgulho em ver os pais compartilhando suas emoções ao ouvir as primeiras frases sendo pronunciadas de forma totalmente independente. Fica aqui nosso convite para você compartilhar as conquistas do seu pequeno.

hora da leitura no CELS

A leitura como já dissemos acontece de forma gradativa, onde o estímulo e a dedicação, faz com que aos poucos torne-se prazeroso ler. Os familiares, nesta fase, tem uma importância fundamental. Quem de nós adultos já não se deparou com a vontade incontrolável de terminar um livro, pois quer saber o final da história? Para as crianças é o mesmo. O hábito de ler histórias para as crianças na hora de dormir faz com que ela durma imaginando lugares e pessoas que nunca viu, mas que sua criatividade faz parecer real.

Tecnologia na infância

Para os pais mais tecnológicos, as opções de alfabetização também existem através dos tablets e smartphone, onde das crianças podem ser incentivadas a utilizar aplicativos de leitura, livros digitais, jogos silábicos, entre outros, assim nossas crianças poderão, através da apaixonante tecnologia, viajar pelo mundo da imaginação aprendendo letras, palavras e ganhando o hábito da leitura.

Resumindo, é notório a importância dos primeiros anos de vida para a construção dos alicerces da personalidade e do conhecimento. Pensando nesta nova realidade da educação,  o CELS – que desde 2005 é referência em educação infantil – passa agora a contar com a primeira fase do ensino fundamental. O objetivo é dar continuidade ao projeto desenvolvido, sempre apoiados e comprometidos com esta nova visão da alfabetização.

 

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *