A importância do amor no processo de ensino-aprendizagem


Quando você pensa na palavra amor, o que vem a sua cabeça como significado? E se a pergunta fosse o que é amor para você? Você conseguiria descrever o significado deste sentimento em sua vida?

O AMOR é um sentimento único, com poderes inimagináveis. Famílias nascem a partir deste sentimento. Vidas são salvas só por causa da existência dele. Cuidados com animais e com a natureza, e até mesmo na escolha de uma profissão, o amor está sempre presente.

Educar também é um ato de amor, pois estamos trabalhando seres humanos. Ele precisa estar presente nas rotinas da escola e também no processo educacional, pois é através da educação que temos a possibilidade para mudanças e conquistas que queremos no mundo.

Mas porque estamos falando de amor?

Hoje é possível perceber que a essência deste sentimento está com suas estruturas abaladas. Estamos vivendo momentos de grandes mudanças, onde muitas vezes ele tem seu significado deixado de lado ou até mesmo pouco valorizado.

A falta de tempo das pessoas, devido a correria do dia a dia, as facilidades que a tecnologia traz e a super valorização TER deixando para segundo plano o SER, são fatores quem vem desencadeando a ausência deste sentimento em nossas vidas e com isso, não o transmitimos para nossas crianças.

Podemos acreditar que por falta do AMOR, cada vez mais pessoas não se respeitam, casais se separam e amigos acabam brigando. As crianças estão cada vez mais acreditando que o mal existe e que pode vencer o bem. Elas estão crescendo neste fogo cruzado de interesses individuais, sem incentivos aos sentimentos bons, despertando o egoismo e egocentrismo, tornando crianças e adolescentes desconhecedores deste valioso sentimento.

Pedagogia do amor

No CELS, nós vivenciamos a prática da pedagogia do amor. Ensinamos com e para o amor, procurando formar seres humanos transformadores, afinal, as crianças de hoje serão os adultos do futuro. Nosso projeto vai além de uma formação técnica (que segue apenas a base curricular), pois pensa no ser como um todo, que está em formação e precisa de orientação técnica, afetiva, social e humana.

Precisamos urgentemente resgatar a importância de agirmos baseados a partir deste sentimento. Ele é capaz de curar feridas, de superar desafios, de acreditar mais em si e no próximo, de respeitarmos nossos semelhantes, os animais e a natureza.

O AMOR é o maior sentimento.  Duvida disso? Pergunte a uma mãe o tamanho do seu amor por um filho. Certamente a resposta será: “Não dá para ser medido”. Temos certeza de que se as pessoas passarem a ter mais AMOR próprio e ao próximo, teremos crianças crescendo mais seguras de si, pacientes e respeitadoras com o mundo, além de mais humanas e carinhosas.

O Amor nas famílias

Você bateu aquela meta que precisava, conseguiu a promoção que tanto almejava, comprou o carro que queria, mas em quantas dessas vitórias você disse EU TE AMO ou até mesmo EU ME AMO!? Quantas vezes você olhou e expressou em palavras, para o seu filho, sua esposa, seu marido, seus pais, o quanto os ama? O quanto são importantes para você alcançar todas essas conquistas?

Deixe o AMOR reger a sua vida, ajude as crianças a fazerem o mesmo, pois somente assim passaremos a ter o real controle das nossas vidas, o autocontrole e a felicidade de vivermos em um mundo melhor!

Aqui a gente leva muito a sério o verdadeiro sentido de ensinar com amor.

Imagem: Freepik

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *