Atividades extracurriculares para crianças


As atividades extracurriculares são importantes formas de complementar a educação das crianças na escola. Isso porque, muitas delas, ajudam a desenvolver habilidades motoras, de liderança, de memória, controle de emoções e outras características fundamentais para os anos que estão por vir.

Usualmente, as atividades se dividem em corporais, artísticas e intelectuais, em que profissionais recomendam pelo menos uma atividade em cada esfera. As corporais abrangem atividades como ballet, capoeira, futebol e outros esportes. As artísticas, envolvem música, teatro, pintura e canto, por exemplo. Já as intelectuais, compreendem, em sua maioria, o ensino de um segundo idioma.

Aqui no CELS, os pais contam com atividades artísticas dentro do cronograma anual, onde trabalhamos a musicalização, o teatro e artes. Na intelectual oportunizamos o primeiro contato com a língua inglesa a partir dos 3 anos de idade. Já entre as atividades corporais, além da educação física, são oferecidas três atividades extraclasses, onde os pais podem escolher entre ballet, capoeira e futebol. Mais do que uma atividade física, as aulas são fundamentais para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Olha só:

Ballet
Na chamada “baby class”, ideal para crianças entre 3 e 6 anos de idade, os principais objetivos das aulas é deixar a imaginação fluir e fazer com que a turma brinque, se divirta e ainda aprenda habilidades motoras e formas de se expressar.  Como nessa faixa etária ainda não se tem o perfeito controle do corpo, as aulas são menos pautadas coreografias e mais em deixar os pequenos se liberarem, usando a criatividade.

Atividade extracurriculares CELS - Palhoça

Atividade extracurriculares CELS – Palhoça

Futebol
Como em todo o esporte, o futebol tem o princípio de educar, promover o espírito de grupo, obediência as regras, além de trabalhar a coordenação motora. Nessa fase da educação infantil, deve se cobrar menos resultados de desempenho e promover mais estímulos em fazer a criança se divertir de forma espontânea e aprimorar habilidades sociais, de liderança e relacionamento em grupo, por exemplo. Quanto mais conseguirmos manter os pequenos ocupados em treinos e atividades divertidas, menos tempo eles passarão com celulares, tablets, videogames, que tornam as crianças cada vez menos ativas.

Capoeira
Podemos dizer que a capoeira é uma ótima forma de manter as crianças em constante movimento, incentivando o exercício do corpo e da mente. O corpo, pois a capoeira propicia a melhora da velocidade, força, capacidade cardiorrespiratória, aumento de reflexo, entre outros benefícios. Em relação a mente, a prática ajuda a desenvolver a disciplina, o respeito, a criatividade e a atenção. E ainda, a segurança em si mesma, uma vez que a atividade é individual e a criança precisa, exclusivamente, aprender a lidar com a autossuperação e não em vencer os demais.

Atividade extracurriculares CELS - Palhoça

As atividades extracurriculares podem ser muito divertidas para as crianças, mas não devem resultar em momentos de tensão. Por isso, é importante dosar a quantidade de atividades e perceber qual é a resposta do seu pequeno para a programação. Criar estímulos é positivo e proporcionará novas experiências.

Quer saber mais sobre as nossas atividades extracurriculares? Venha até a secretaria do CELS ou ligue para (48) 3286-5520. Na inscrição de duas ou mais atividades, você ganha um desconto especial para o seu pequeno. Aproveite!

Saiba mais sobre o Centro Educacional Lívia Salgado.

Veja mais posts do nosso blog.

 

 

 

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *