Atividades para crianças do berçário ao fundamental


Olá famílias, que bom ter você aqui. Abaixo disponibilizamos atividades para as crianças conforme sua faixa etária. Estaremos atualizando com frequência o material, mas havendo necessidade de novas atividades ou alguma orientação específica, por favor, entre em contato com nossa equipe pedagógica que está sempre pronta para atender sua família, especialmente neste período de quarentena, em virtude da COVIS-19.

Fale com a gente. Clique aqui => whatsapp

Crianças do Berçário

Os bebês gostam muito das atividades com sons e cores, o que os deixam encantados e fascinados com o que estão vendo e ouvindo.
Neste momento em que nos encontramos confinados, precisamos usar a criatividade com os recursos que temos em casa, sendo assim, caixas vazias, garrafas, pedrinhas e revistas, panelas, potes, bolinhas, colheres serão materiais bem vindos, podendo estar sendo utilizados nas atividades com nossos pequerruchos.
As histórias lidas, contadas e até mesmo inventadas também são bem vidas, uma vez que tenham mudança de entonação da voz, troca das imagens, de fisionomias, fazem com que os bebês fiquem hipnotizados durante a contação.

As pernas do adulto servem de obstáculos para o bebê, estimulando a engatinhar.

Crianças do Maternal I

São as crianças a partir de 1 ano e 3 meses, que já caminham sozinhas e estão ganhando autonomia e descobrindo as funções do seu próprio corpo, portanto, gostam de estarem trocando de atividade com frequência, correm, pulam, tentam subir e descer o tempo inteiro, o que neste período de quarentena desafia a criatividade das famílias.
Os momentos com músicas e histórias são bem vindos, mas precisam de movimento e atratividade para chamar a atenção dos pequenos. Os obstáculos e o desconhecido ganham facilmente o vacínio deles, pois a curiosidade é grande nesta idade.

Crianças do Maternal II

Crianças a partir dos 2 anos, cheias de energia e buscando entender qual é o seu poder perante os adultos. Fase dos porquês e das birras! Imagine conseguir distrair, ocupar e agradar as crianças nesta idade, tarefa desafiadora a todas as famílias hoje de quarentena em casa. Elas gostam de ser desafiadas, estão começando a ter mais concentração, com isso fica mais fácil conseguir mantê-las em atividades com duração de até 30 minutos. As oportunidades de experiencias são admiradas. O adulto proporcionar a elas a autonomia para executarem a própria higiene, oferecerem o quente e o frio, o doce e o azedo, o cheio e o vazio, fazem com que as crianças se interessem a participar e contribuir, pois já iniciam a fase de darem suas opiniões.

Precisamos lembra-las de irem ao banheiro com frequência, pois ainda estão na fase do desfralde e acabam não dando atenção aos sinais do corpo, quando estão brincando, ocupadas ou distraídas.

http://justshyofperfection.com/wordpress/wp-content/uploads/2014/02/DSCN2934.jpg

Crianças do 1º Período

Já não são mais bebês, mas ainda precisam de uma liberdade bem supervisionada. Conseguem permanecer por mais tempo concentradas, adoram participar e ajudar, onde estão sempre ativas. Nessa faixa etária, as letras e os números que antes eram apenas visualmente conhecidas, começam a ganhar sentido e forma em suas reproduções. Portanto nestes dias de quarentena as folhas, lápis, giz de cera e tinta serão muito bem vindos.

Crianças do 2º Período

Essa é a fase onde a criança está buscando se entender, pois já sabe se alimentar e fazer sua própria higiene, mas durante os conflitos com outras crianças, o choro ainda se faz muito presente. Nestes dias em que estamos de quarentena, será muito comum nesta idade a criança tentar ganhar um sim, com aquele rostinho irresistível pedindo clemencia. Por isso, o adulto precisa mostrar que tem o controle da situação.
Nesta idade as cabanas são bem vidas, trazendo segurança e sensação de “dona do espaço”.

Panqueca na Parede: Brincadeiras para dentro de casa - Cabana de ...

Crianças do 3º Período

Crianças que já buscam o entendimento das letras e dos números, onde já sabem escrever o próprio nome e de várias pessoas da família. A partir desta idade, precisamos tomar muito cuidado com o uso excessivo da TV, celular e computador, pois sabemos que não é nada saudável fazermos a mesma coisa por muito tempo consecutivo.
Controlar a coordenação motora é seu maior desejo, por isso, encartes de supermercados, revistas e tesoura podem ocupá-los por hora, principalmente quando solicitamos o que devem recortar, limitando os espaços.
A escrita e a leitura, precisam ser estimuladas de forma lúdica, onde as crianças sintam liberdade na produção, pois nesta faixa etária costumam sentir-se indecisos se querem continuar sendo crianças bem pequenas ou se tornarem crianças maiores.

Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Momento de transição entre a criança que podia brincar até mesmo enquanto estava estudando, onde muitas vezes aparece aquela “preguicinha” onde dizem que estão cansados, ou que tem muita atividade, por isso não está conseguindo terminar, sendo assim, durantes estes dias de quarentena a rotina é de suma importância, facilitando limitar os momentos para estudo, brincadeiras e celulares, além de criar responsabilidades em ajudar nos afazeres de casa, como regar as plantas e dar comida para o animal de estimação.
Não esqueçam de estimular a leitura, pois estão no processo da alfabetização, onde ela irá proporcionar grande desenvolvimento de linguagem oral e escrita.

Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

Crianças ou pré adolescentes? Cada vez mais precocemente as crianças vem crescendo e nos desafiando a conseguir acompanhar e aceitar que não são mais “bebês”. Em fase final do processo de alfabetização, percebemos que já começam a interpretar o que leem e o que escrevem, mas nestes dias de quarentena, se não estipularmos horários, eles se perdem em jogos e vídeos nos celulares e computadores. Apaixonados pela tecnologia, cabe aos adultos, fazer uso dela de forma favorável a todos. Baixem jogos educativos, atividades de caça palavras, desafios matemáticos, garantindo que enquanto brincam estão estudando também. Só não podemos esquecer que também precisam brincar!

https://images.app.goo.gl/RncCd8JxH38FbfgQ9

https://images.app.goo.gl/Px4kEpeBhNhL7NJ26

https://images.app.goo.gl/RpFSg3cKqcF8Hkam6

https://images.app.goo.gl/sZMkNVJXNTTA1pwS7

https://images.app.goo.gl/CoKdwDZn5Ug3H6fy9

https://images.app.goo.gl/Sn9hMVr4E4g5ybrdA

Sugestão de leitura e atividades para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Para os pequenos, as leitura são sugestões para que os pais possam ler para a criança e até convidar ela para ver imagens e contar a sua história. Para as crianças do ensino fundamental, além de incentivar que elas façam a leitura, faça perguntas que estimulem a interpretação de texto.

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *