Educação no trânsito para crianças


Como ensinar a educação no trânsito para crianças? As crianças estão sempre acompanhando seus pais em situações do dia a dia, sendo muitas delas, dentro de um automóvel, indo para a escola, visitar a vovó, ir a uma consulta médica ou passear no parque da cidade. Independente da ocasião é muito comum o uso de veículos. Todo esse acesso da criança com este meio, mostra o quanto é importante conscientizar os pequenos a respeito das Leis de Trânsito.

A escola tem papel fundamental no ensino sobre a educação no trânsito, por isto, no projeto do trânsito e meios de transporte, na Semana Nacional do Trânsito, o Centro Educacional Lívia Salgado separou dicas sobre como criar um comportamento bom das crianças enquanto usuários de vias públicas.

Para começar, não tenha medo de abordar o tema educação no trânsito com o seu pequeno. É de grande importância que desde pequenos saibam e respeitem as leis de trânsito, principalmente, que valorizem a sua vida e a do próximo. Seguimos com as dicas:

– Cinto de segurança: sim, ele salva vidas. O cinto não é um acessório do seu carro. Seu uso é obrigatório e ensinar a criança desde pequena que usá-lo é sinônimo de segurança é muito importante.

– Rua vs. Calçada: cada coisa em seu lugar. Mostre ao seu filho que asfalto é lugar de automóvel e calçada é lugar de pedestre, diferencie.

– Não o incentive a colocar os braços ou a cabeça para fora da janela!

– Respeite as leis de trânsito: afinal, você é o maior exemplo para seu filho, portanto faça com que ele tenha um motivo ainda maior para querer ser como você.

– Sinalização: ensine sobre as placas de trânsito, as cores do semáforo. Questione e estimule o seu interesse!

– Não deixe o seu filho ficar brincando em pé dentro do carro, mesmo que esteja estacionado.

– Seja gentil com os outros motoristas e com os pedestres.

 

E vocês, o que fazem para conscientizar seu filho (a) no trânsito?
Veja mais matéria no blog do CELS. Siga o CELS também no Facebook.

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *