Os ciclos escolares: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental


Qual a sua geração? X, Y, Z, Milenial? O mundo mudou, as pessoas mudaram, as relações mudaram e a educação infantil e o ensino fundamental também mudaram. Aquele tempo em que a criança pequena era deixada na escola só para dormir e comer enquanto os pais trabalhavam já se foi. Hoje, as crianças recebem um atendimento que envolve atividades que incentivam o desenvolvimento social, motor e psicológico desde os primeiros meses de vida. Confira o que deve ser observado em casa fase da vida escolar de uma criança do berçário ao ensino fundamental I.

Berçário

No Berçário, fase em que as crianças ficam de 0 – 2 anos, ou até que comecem a andar sozinhas. Mais do que garantir carinho, segurança e ter os cuidados básicos na introdução da alimentação e na troca de roupas e fraldas, se faz necessário estimular as crianças de forma tátil (com massagens, abraços, carinho), visual (objetos coloridos, livros, blocos,…), verbal (contação de histórias, músicas, conversas,…), bem como impor os limites, mostrando aos pequenos o que pode ou não ser feito, sempre explicando os motivos. O espaço do berçário deve oferecer uma infraestrutura que possibilita engatinhar, andar e brincar explorando e incentivando a criatividade, sempre sob o olhar atento das professoras.

Maternais I e II

Podemos dizer que o maternal é o primeiro contato da criança com a escola. Por isso é tão importante que os professores sejam preparados para ensinar, mas acima de tudo encantar. Quando as fases iniciais são lembradas de forma positiva, as chances das crianças gostarem das outras etapas é sempre maior. Nesta fase o objetivo é desenvolver o vocabulário, a coordenação motora e a autonomia. As crianças devem ter um ambiente preparado para elas, com banheiros para sua faixa etária, salas amplas e arejadas, entre outros. Nesta fase os pequenos precisam explorar o mundo a sua volta, sendo incentivados a aprender através de experiências, convívio com amigos e as trocas do dia a dia. Entre as principais atividades desenvolvidas nesta fase estão o manusear de livros e revistas, trabalhos com diferentes texturas (areias, massinhas, panos,…), experiências musicais com instrumentos e danças, reconhecimento de sons, nomes, objetos, além de todos os tipos de atividades que envolvem desenhar, pintar, correr, pular, rolar,…

Do 1º ao 3º Período

O 1º, 2º e 3º período são as fases seguintes, antes da entrada no ensino fundamental. Serão três anos de conquistas essenciais para formação intelectual e também para o início da alfabetização. Para os pais mais preocupados é preciso deixar claro que esta é uma etapa que não é exclusiva ao processo de letramento, ou seja, aprender a ler e escrever, mas grande parte das nossas crianças encerra este ciclo com habilidades para os anos iniciais do ensino fundamental. Esta sempre foi uma preocupação da escola CELS, afinal, até 2018 não era oferecido o ensino fundamental, e nossas crianças poderiam fazer esta transição de forma muito mais tranquila.

Acreditamos muito na educação através do exemplo e de experiências, por isso as atividades que envolvem nosso plano de ensino contemplam horta, trabalhos com materiais reciclados, cuidados com a higiene pessoal, além de atividades com a identificação do alfabeto, expressão através do teatro e musicalização, inglês, e muito mais. Aqui também há o incentivo para que as crianças expressem sua opinião, exerçam a solidariedade, ganhem mais autonomia em passeios e vivências externas à escola para reconhecer o mundo que as cercam. Projetos como o trânsito levam as crianças para identificar sinaleira, faixa de segurança, regras de trânsito, em espaço preparado para isso. Com dia da leitura, dia do teatro/contação de histórias, projetos especiais de ensino/aprendizagem as crianças devem concluir a educação infantil, a primeira grande fase da longa trajetória escolar, com a certeza de estar social, psicologicamente e emocionalmente preparado para uma vida inteira na sala de aula. Lembrem-se pais: Educação infantil prioriza o ensino em forma de valores e brincadeiras!

Ensino Fundamental

Diferente da Educação Infantil, no ensino fundamental as escolas devem atender e seguir as Leis de Diretrizes Básicas da Educação. Mas se todos devem seguir a mesma regra, o que muda de uma escola pra outra? Justamente a estrutura oferecida e as atividades complementares. Se a educação mudou, as cobranças mudaram e as atitudes também devem mudar.  Nesta fase, os pequenos são aprendizes vorazes, querem saber o que as coisas são, como funcionam. Encoraje seu filho, incentive a leitura e a descoberta. Lembre-se: Aprender a estudar requer tempo, disciplina, empenho e procedimentos, mas tudo pode ser facilitado com o apoio da escola e da família.

Aqui no CELS, no ensino fundamental a criança vai “aprender a aprender”, reconhecendo e explorando todo seu potencial, buscando alternativas, resolvendo problemas, refletindo e criando possibilidades, sendo capaz de construir o seu conhecimento dentro e fora da escola, fazendo suas escolhas de forma consciente e independente. Aqui no CELS, educamos o futuro e formamos estudantes e cidadãos para o mundo.

Venha conhecer nosso projeto pedagógico para a educação infantil e ensino fundamental.

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.

1 comentário em “Os ciclos escolares: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *