A importância da adaptação escolar na vida de uma criança é muito importante. Confira o que diz nossa diretora em artigo publicado no dia 24 de janeiro no jornal Notícias do Dia.
Lívia Salgado
Psicopedagoga e Diretora do CELS
Quem tem filhos sabe que após o início do ano, logo chega o início das aulas. Para muitos a maratona está começando. Para outros a fase da preparação já passou: pesquisou bastante, visitou diversas instituições e está seguro de que sua escolha foi a melhor. Feito isso, o próximo passo é a adaptação.
Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil esse processo é ainda mais intenso. Nova rotina, novos colegas, nova professora, regras diferentes das de casa, enfim, é uma nova etapa no ensino e na vida. Por isso, tão importante quanto a escolha da escola, é este período de transição.
Talvez despedir-se do filho na entrada da escola é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe ou um pai. Se o filho vai para o berçário com poucos meses, a situação vai causar ainda mais tristeza, por isso, esteja preparado para lidar com esse sentimento. Quando um pai opta por compartilhar a educação de seu filho, isso deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado, relacionamento e desenvolvimento da criança, e não um sentimento de culpa.
Lembre-se sempre: esta fase é passageira e o processo tem que acontecer. Então tente transmitir toda confiança e segurança em relação à escola para facilitar todo processo. Se tiver dúvidas, pergunte. Família e escola devem trabalhar juntas!
Mas quanto tempo leva uma adaptação? Em média de uma a duas semanas, mas pode demorar mais dependendo de experiências anteriores relacionadas à separação, e a estrutura emocional de cada criança. Quanto mais segura de sua rotina ela estiver, mais rápido é o processo, mas não queira acelerar. Uma experiência traumática pode fazer com que a criança tema a escola por muito tempo. Para evitar atropelos, inicie o mais cedo possível e fique disponível para enfrentar esta fase junto.
Esta fase não é apenas para quem está frequentando a escola pela primeira vez. A adaptação também é importante para quem vai trocar de instituição e de turma. Acredite, a escola também se prepara para este período com atividades diferenciadas que possam conquistar a atenção das crianças, afinal de contas, uma transição tranquila é benéfica para todos!
*Artigo publicado no dia 24 de janeiro de 2018, no Jornal Notícias do Dia

Lívia Salgado



Latest posts by Lívia Salgado (see all)
- Quem soltou o pum na escola - 14 de maio de 2020
- Quem soltou o Pum? - 30 de abril de 2020
- Atividades para crianças do berçário ao fundamental - 28 de março de 2020