Mudanças climáticas e a rotina das crianças


Qual é a influência das mudanças climáticas na alimentação, no sono e no humor das crianças?

Verão

Saímos de uma estação apaixonante o Verão, onde as crianças acordam animadas, cheias de energia, com roupas frescas e loucas para brincarem ao ar livre. Esta estação mais quente costuma trazer poucos problemas de saúde, mas diminui o apetite, aumenta a agitação e a necessidade de hidratação. Além disso, traz dificuldades na concentração e algumas noites mal dormidas.

Verão delícia! Cheio de energia e disposição.

Outono

Quando chega o outono em um país tropical como o nosso, em algumas cidades ele vem com a cara do inverno, pois as temperaturas caem bruscamente, desacelerando o ritmo das crianças, aumentando o apetite significadamente, o sono fica mais intenso e vem acompanhado daquela “preguiça matinal” que até nós adultos sentimos.
Esses acontecimentos persistem até a próxima estação o inverno, onde não acrescentam tantas mudanças, apenas a necessidade de mais agasalhos, desafiando a locomoção e agilidade corporal, principalmente dos menores, além das doenças respiratórias que rodeiam as escolas e ambientes com várias pessoas.

Outono do sabor! Hummm friozinho e atividades culinárias.

Primavera

Com a chegada da primavera, o sistema respiratório continua com vários obstáculos, uma vez que essa estação mexe muito com as plantas. Nos dias mais quentes e o céu mais azul, começam a ter mais energias, animados por poderem brincar ao ar livre, sem o incômodo do frio. A comida mais quentinha já não é a predileta, a água já começa a ser aceita em maior quantidade e as frutas voltam a ser preferências.

Primavera da diversão. Dias mais quentes e o sol pra curtir o parque.

O Inverno

Apesar das previsões sinalizarem um inverno mais brando, as noites mais frias já começaram a chegar. Este é um momento oportuno para quem está querendo criar o hábito de dormir mais cedo, pois “o organismo das crianças está mais lento”.

Outro item importante que vale lembrar, é  que mesmo nos dias bem frios, os ambientes precisam estar bem arejados, e isso vale para a escola. Ter um agasalho na mochila neste período sempre é importante, pois o dia pode começar frio, esquentar a tarde e esfriar novamente a noite. Independente do clima, nossas janelas sempre estarão parcialmente abertas, proporcionando uma ventilação. Então, agasalhe bem o seu pequeno.

Agora que você já sabe que as mudanças climáticas influenciam nosso humor, alimentação e sono, busque aproveitar com as crianças o que cada estação tem de melhor.

a influência do clima na vida das crianças

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

2 comentários em “Mudanças climáticas e a rotina das crianças

  • Amo a escola, amo a Livia as professoras. Tenho total segurança que meu filho terá muito carinho e um excelente ensino. É uma segunda familia para ele!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *