Dicas de saúde: O inverno também chegou na escola


Bem-vindo! Sim, com a chegada do inverno, percebemos que o outono foi já suficiente para sentirmos saudades dos dias quentes de verão e começarmos a lamentar o quanto está frio. A época é muito gostosa. Leite quente, pipoca, filme,..  Muitos reclamam da quantidade de roupa, tem gente que quase vira robô… Para nós aqui do CELS, o único problema do inverno é que ele adora carregar junto as indesejáveis gripes e resfriados, mas se tomarmos algumas precauções podemos obter ótimos resultados.

O inverno chegou na escola

Se para um adulto as baixas temperaturas já causa desconforto, imagine então quem tem filhos menores de 6 anos, onde o convívio nas escolas aumenta o risco de doenças transmissíveis, além do que, para as crianças, curtir a vida ao ar livre, também não tem tempo ruim.  Alguns pais até buscam opções para manter seus filhos em dias mais frios em casa, mas a esta realidade não é para todos. Na escola CELS, a rotina permanece, ou seja, tem parque e brincadeiras na rua, até porque vitamina D também é essencial no desenvolvimento infantil.

O que podemos fazer, então, para minimizar a ocorrência de doenças, e ao mesmo tempo permitir que as crianças continuem explorando ao máximo as suas potencialidades dentro da escola?

Confira as dicas do CELS do que fazemos, e também o que sugerimos às famílias:

  • Agasalhe seu filho de acordo com a temperatura e mande roupas extras para as oscilações do dia na escola. Você garante saúde e bem estar ao seu pedacinho de amor e nós garantimos um ambiente saudável e cheio de atividades.
  • A casa e a escola, devem estar com as janelas abertas, para uma maior circulação do ar, evitando assim, a encubação de vírus e bactérias.
  • Assim como no verão, precisamos nos manter bem hidratados. As crianças são incentivadas a beber água constantemente, incentive você também na sua casa.
  • Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de ir ao banheiro ou antes das refeições.
  • Intensificar a higienização dos sanitários, incluindo maçanetas, torneiras, porta papel toalha,assim como trocadores, brinquedos e objetos de uso coletivo.
  • Passear ao ar livre e ao sol, ir ao parque, fazer uma caminhada. Isso é muito importante para a manutenção da saúde física e mental das crianças.
  • Dar à criança uma alimentação natural, sempre que possível, e evitar alimentos enlatados, refrigerantes e açucares. Uma criança bem nutrida é muito mais resistente a infecções.
  • Manter o nariz sempre limpo, já que é a principal porta de entrada dos vírus e bactérias.
  • Cuidar ao sair do banho, evitando correntes de ar e variações muito bruscas de temperatura. O mesmo vale para a troca de roupas quando dá aquela escada da fraldas.
  • Evitar bebidas e alimentos gelados quando está frio. Muitas crianças têm crises de infecção de garganta após a ingestão de líquidos e alimentos gelados.

Pense nisso!

Tão importante quanto todos os cuidados acima mencionados, aquele abraço apertado, um carinho e aquela esquentadinha cheia de afeto, certamente irão fazer a criançada passar muito bem durante todos os dias de inverno!

E se o tempo passou voando, logo teremos muito para curtir com a chegada da primavera.

Com dados: Clínica Tio Cecim

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *