16 de março de 2011

Projeto Pedagógico

   Nossa Proposta

   A proposta pedagógica foi elaborada com a finalidade de traduzir de forma prática, os procedimentos teóricos metodológicos da organização escolar, com o objetivo principal de atender as necessidades psicossociais da criança. Para isso, criamos condições adequadas para seu desenvolvimento global, por meio do estímulo à criatividade, autonomia, cooperação e criticidade, a fim de que estejam aptas a viver numa sociedade plural, democrática e em constantes mutações, sempre considerando características peculiares da criança, suas experiências e conhecimentos prévios.

   Nossa escola está comprometida com o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida.

   A organização curricular abrange múltiplos espaços elaborativos de conhecimento construtivo da personalidade infantil, estabelecendo uma diferenciação entre os vários âmbitos das experiências, a saber:

I-    Desenvolvimento Pessoal e Social:

   a)    Conhecimento de si e do outro;

   b)    Descobrimento dos movimentos corporais;

   c)    Desenvolvimento de atividades lúdicas.

II-    Ampliação do Universo Cultural:

   No desenvolvimento pessoal e social, pretendemos despertar na criança o conviver, objetivando a socialização baseada na aceitação, respeito e confiança, garantindo o desenvolvimento da capacidade da natureza global e afetiva.

   a)    Artes, música e teatro;

   b)    Linguagem escrita e oral;

   c)    Estudos sociais;

   d)    Ciências;

   e)    Matemática.

  Selecionamos as áreas acima descritas por constituírem parte significativa da produção cultural humana, ampliando e enriquecendo as condições de inserção da criança na sociedade, oferecendo conteúdos do universo cultural servindo de objeto de apoio das aprendizagens específicas.

  Nossa proposta está embasada na construção de aprendizagem significativa, apoiando-nos nos seguintes teóricos: Piaget, no que diz respeito à construção do conhecimento, respeitando-se as fases do desenvolvimento humano; Vigotsky, quanto à importância relevante dada ao social, a linguagem proximal como elementos fundamentais à aprendizagem; Emília Ferreiro pela valorização ao aprendizado da criança no ambiente em que está inserida; Wallon, por valorizar e incentivar o movimento corporal.

Conheça algumas de nossas atividades, clicando aqui.