Reunião escolar: a importância da participação dos pais


Encontros pouco produtivos fazem com que muitos pais deixem de comparecer às reuniões escolares no início do ano.

Chegou a hora da famosa reunião escolar. Em todo início do ano letivo as escolas tem a tarefa de reunir os pais para dar boas-vindas e explanar a rotina que terão no decorrer do ano. É neste momento em que um dilema toma conta dos diretores de escola. Como não ser repetitiva para os pais veteranos, mas ser clara para os pais novatos?

As reuniões são importantes para que a família conheça a equipe pedagógica da escola e as pessoas envolvidas na rotina onde os filhos passarão grande parte do dia.

Os pais veteranos muitas vezes acham desnecessário a participação, enquanto os novatos estão cheios de dúvida e perguntas. O profissional que conduz a reunião precisa trazer os pontos de maior valor para as famílias, enquanto estas possam expor as dúvidas de um âmbito mais geral, deixando os assuntos específicos para ser tratados de forma individualmente com a professora.

Tempo e assuntos de uma reunião escolar

O que é abordado então neste tipo de encontro? Alimentação, horários, materiais, atividades e pertences são temas indispensáveis, uma vez que a escola precisa expor quais são as regra e os combinados para o decorrer do ano. Relembrar regras para quem já conhece a escola, e apresentar as normas para as famílias que estão conhecendo pela primeira vez, e possuem inúmeras dúvidas.

O tempo destinado a esse encontro é um outro quesito de suma importância, uma vez que os responsáveis vão para a reunião após um dia de trabalho. O ideal é que toda a atividade não dure mais que 2h.

Pais e escola devem sempre caminhar juntos. De uma forma dinâmica todos podem e devem colaborar, tendo a oportunidade de fazer o planejamento e a organização do ano que vem pela frente todos juntos.

Aproveite este primeiro encontro para também conhecerem os pais dos amigos do seu filho.

Como foi a reunião no CELS

Aqui no CELS, a reunião aconteceu no dia 02 de fevereiro e contou com atividades para toda família. Cada um desenhou uma mão com mensagens especiais para seu filho. Uma grata surpresa na chegada de cada criança à escola no seu primeiro dia de aula do ano letivo.

As famílias que não puderam participar, enviaram de casa uma mãozinha desenhada, assim todas as crianças foram presenteadas e puderem comemorar este lindo momento.

 

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *