Sustentabilidade para o futuro das crianças


Sustentabilidade-meio-ambiente-crianças

Sustentabilidade para os pequenos

No dia 5 de junho, foi comemorado o Dia do Meio Ambiente e, por isso, o texto de hoje fala sobre a sustentabilidade.

Hoje, a palavra que nos vem à cabeça quando referimos a meio ambiente é sustentabilidade.

Se partirmos esta palavra teremos: sustent / abilidade = termos “abilidade” de nos sustent” buscando viver de forma saudável sem depreciar nosso planeta.

Você já se perguntou por que cada vez mais a população mundial tem se preocupado com o meio em que vive? Durante muito tempo, o homem vinha desfrutando desordenadamente de tudo que a natureza lhe oferecia, sem pensar no amanhã.

Este amanhã chegou e com sérias consequências deste uso indevido. Isso nos trouxe a conscientização e ação, buscando maneiras de organizar a sociedade de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente, buscando cuidar das matas, dos rios e mares e dos animais.

Depende de cada um fazer a sua parte. Conhece a história do beija flor? Ele carregava água no seu pequeno bico, como forma de contribuição para ajudar a apagar um grande incêndio na floresta. Pequenas ações podem dar grandes resultados.

É papel da escola, formar crianças conscientes da importância da sustentabilidade. Ao poder público, cabe planejar cidades inteligentes, com coleta seletiva, processamento do lixo reciclável, diminuição da poluição, ciclovias. E ainda, eficiência e incentivo a economia no consumo de água e energia, estímulos a plantio de árvores.

E a nós cidadãos, em busca de qualidade de vida, um futuro melhor para as crianças, uma velhice mais tranquila. Precisamos começar novos hábitos dentro das nossas casas. Buscar escolas que estejam engajadas a esses novos costumes, trabalhar em empresas sustentáveis, apoiar empresas verdes. E, assim, estaremos construindo novos hábitos e garantindo uma nova cultura de vida sustentável.

Um futuro saudável e sustentável para os nossos filhos, começa pelas nossas atitudes de hoje.

Veja mais matérias aqui.

The following two tabs change content below.
Lívia Salgado

Lívia Salgado

Diretora e Psicopedagoga at CELS - Centro Educacional Lívia Salgado
Lívia Salgado se declara mineira, pois se mudou ainda criança para Belo Horizonte, onde desde cedo trabalhou com crianças e estudou magistério no IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais). Também atuou como professora e coordenadora pedagógica antes de ter sua própria escola ainda em BH. Logo após se mudou para Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Unisul e fez especialização em educação infantil. Na sequência fez Pós Graduação em Psicopedagogia. Desde 2005 atua como coordenadora pedagógica do CELS, escola de educação infantil que leva seu nome, onde busca o desenvolvimento individual e pleno da criança no contexto social e cultural no qual está inserida. Mãe de dois filhos, apaixonada pela família e atividades domestica, adora seu lar onde se distrai cuidando de seus animais e plantas.
Lívia Salgado

Latest posts by Lívia Salgado (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *